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Compra de Imóvel: Quais são as despesas extras que você terá?

06 de julho de 2018


É muito normal que, durante o processo de compra de um imóvel, os compradores esqueçam de levar em consideração os valores “extras” que serão cobrados, pensando e calculando apenas o valor do imóvel.


Como é imprescindível que todo comprador esteja ciente desses valores e já os inclua no seu orçamento, vamos explicar mais sobre cada um, para evitar surpresas na hora de fechar o negócio!


Os principais valores envolvidos nas compra de imóveis são:


Jogo de Certidões


Uma das primeiras despesas será com as cópias de toda a documentação necessária. Nesse caso, os valores giram em torno de R$500,00 para todo o Jogo de certidões, e em casos de imóveis financiados, é possível incluir esse valor no pacote do financiamento.


A ZELT é uma das poucas, senão a única, imobiliária da região que oferece um serviço de despachante, mediante a contratação. Assim, levamos praticidade para o seu dia-a-dia, onde a compra do imóvel poderá ser feita sem perder tempo em ir até os órgãos como prefeitura, cartório, registro de imóveis, etc.



ITBI - Imposto de Transmissão de Bens Imóveis:

O ITBI deve ser recolhido sempre que ocorrer a transmissão de um imóvel, e a data de recolhimento e o seu valor vão depender do município onde será efetuada a compra do imóvel. Entretanto, para a transferência de propriedade é imprescindível que primeiro seja pago o ITBI para depois registrar efetivamente a transferência. O próprio cartório normalmente providencia a guia de recolhimento do ITBI. Funciona da mesma maneira para financiamentos habitacionais, que, para liberar o crédito do valor financiado, é necessário que primeiro sejam pagos as custas, entre elas, o próprio ITBI.

Visto que a função do ITBI é puramente fiscal (de obtenção de recursos financeiros para os municípios) a maioria dos municípios brasileiros aplica uma taxa de 2% sobre a base de cálculo da transação, como é o caso de Blumenau. Porém, em outros municípios, como nas capitais e cidades do litoral, a taxa sobe para 3%.

A base de cálculo é dada através de avaliação feita pela prefeitura municipal ou pelo valor de venda (o que for maior). Dessa forma calcula-se o IBTI assim:


IBTI = Base de Cálculo X % tributo


Em uma simulação prática, caso um imóvel seja vendido por R$ 150 mil mas tem o seu valor venal (valor que consta inclusive no IPTU) estipulado em R$ 100 mil e o ITBI for de 2% na dada cidade, o valor do imposto a ser pago será de R$ 150 mil X 2%, o que dará no total  R$ 3.000,00. Importante lembrar que o cálculo é baseado no maior valor entre valor venal ou valor de venda e o valor do ITBI nunca pode ser parcelado, sempre deve ser pago à vista!


Em alguns lugares, o valor da alíquota pode variar de acordo com o tipo e valor de compra, ou seja, em casos de financiamentos, ou compra de moradias populares, com incentivos do governo, o valor do ITBI tem um desconto, ficando em torno de 0,5% aplicados em cima do valor financiado. Leia mais sobre ITBI aqui.


Caso a aquisição seja através de financiamento habitacional e seja o seu primeiro imóvel há também incentivo fiscal, fazendo um cálculo separado, pagando apenas 1% de ITBI sobre o valor financiado e 2% sobre o valor de recursos próprios (entrada), tornando a aquisição do primeiro imóvel mais barata.


Escritura Pública:

A Escritura Pública deverá ser feita em um cartório (e também é cobrada por ele) e para tanto, a guia do ITBI paga, as certidões e cópias dos documentos mencionados anteriormente (de ambas as partes) deverão ser entregues. A taxa varia entre estados, e em Santa Catarina tem um teto máximo de R$ 1.100,00 por ato.


Algumas imobiliárias disponibilizam a contratação do serviço de despachante imobiliário fazendo com que todo esse processo de cartório, prefeitura e registro de imóveis, seja muito menos oneroso para você! Mas fique atento: a ZELT é uma das únicas imobiliárias que oferece esse serviço (mediante a contratação) em Blumenau e região!


Para quem optar por um financiamento, este documento não é necessário, já que o contrato do financiamento tem força de escritura. Só fique atento, pois após a quitação do seu financiamento habitacional é imprescindível dar a baixa da alienação no registro de imóveis com o termo de quitação em mãos, o qual pode ser retirado no seu banco!

Registro do Imóvel:


O Registro do Imóvel é cobrado pelo Tabelionato de notas e também varia entre estados. O valor da taxa pode ser encontrado aqui. 


Em posse do traslado da escritura, agora é o momento de registrá-la. Ao comprar um imóvel com a ZELT, nós iremos te auxiliar ao preencher o formulário. Depois, basta pagar as custas e pedir o registro. Apenas após aprovação pelo Registro de Imóveis competente é que você passará a ser o novo proprietário. 


Como os gastos são altos, existe uma lei que garante desconto (de 50%) no registro e na escritura, em casos onde o cliente esteja comprando o primeiro imóvel através do Sistema de Financiamento Habitacional e com valor máximo de R$ 500 mil.


São muitas informações para assimilar e sabemos que dúvidas sempre surgem durante a aquisição. Em um momento como esse, é de extrema importância se estar acompanhado por autoridades no assunto e profissionais qualificados durante o processo de compra.


Então para que você se sinta mais seguro, consulte a ZELT e tenha certeza na sua escolha! Garantimos o conhecimento e autoridade sobre o assunto, nas regiões onde atuamos, além de disponibilizarmos toda a nossa equipe para tirar as suas dúvidas e auxiliar na busca da melhor oportunidade.


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